top of page

Sou Fitoterapeuta pelo Centro de Formação, Estudos e Pesquisas FORUM

Você pode dizer que seria uma coincidência, fato é, que trago aqui minhas reflexões e experiências quando ganhei a oportunidade, no ano de 2020, ser aluna do Curso de Fitoterapia Aplicada a Sistemas Orgânicos no Centro Holístico Altiplano CHA, onde de 2018 a 2021, fui Gestora com outros terapeutas, trazendo para a comunidade um trabalho de qualidade e bem estar com a vida.

Numa tarde qualquer enquanto estudando me distraí em minhas lembranças, quando mulheres maravilhosas se encontravam a cada 2 meses numa fazenda para curar suas dores, reavaliar suas vidas, ajudar umas às outras, crescer em união e amor no Grupo Nava. Lembrando do Grupo me vi saudosa de todo ele. Na memória chegou a imagem querida, em especial da amiga Quininha (Joaquina).

Pensei: - Puxa moramos tão perto e não nos encontramos, apenas trocamos um papo aqui, outro ali pelo whatsapp. Quininha veio em minha casa quando estava construindo o muro no lote, e na época me presenteou com uma muda de Caju do Piauí, sua terra natal. Isto faz mais de 15 anos, o cajueiro já está produtivo e ela não veio conhecer minha casa. Entendo os motivos dela não chegar aqui e respeito muito seu caminho de amor ao próximo. É estudiosa e dedicada à fitoterapia, um trabalho lindo, uma Missão! Que olhava e admirava de longe!

PELO MENOS ATÉ NAQUELE DIA! No mesmo momento, minhas lembrança foram interrompidos pelo som do celular, e ao atender levei um susto, era a Quininha!!! (nos comunicamos pelas linhas do coração).

Dizia que estava pensando em mim, pois precisava de alguém para ajuda-la a encontrar um lugar para um curso de Fitoterapia. Foi quando conheci, por telefone a Prof. Ms. Osneri Jacobsen e dali construímos uma historia nova para o CHA e os meus conhecimentos.

Para o CHA, com o advento da Pandemia, tivemos que realizar todo o Curso Online. E para mim,, olhando meu quintal, enquanto assistindo as aulas, me dei conta de que tenho uma farmácia rica de possibilidades para ter mais saúde e nem me dava conta ainda.

O local da foto ao lado e meu quintal, sem roçar como no habitual. Aproveitando as chuvas e a falta tempo do jardineiro entramos numa nova fase.

E nada mais estimulante e criativo do que iniciar

um inventário na área verde que tenho no meu Espaço Terra, reconhecendo a conta-gotas a abundância de plantas comestíveis e medicinais do lugar. Passei quase 70 dias chuvosos, sem roçar o quintal, e tenho certeza que isso também não foi por acaso (risos).

Enquanto estudando durante o Curso de Fitoterapia fiz algumas fotografias para identificar as plantas, percebendo que nunca as olhei com o valor que elas merecem. Maioria das plantas são sazonais... eu preciso conhecer mais sobre esse ciclo. Quanta abundância!!!

Com frequências estou curtindo as frutas... (podem ver minhas postagens no instagran e no facebook). Muito agradável poder ir no quintal e pegá-las! Agora me encanto com cada um dos ramos, arbustos, e novas sementes que chegam em meio à grama, à terra adubada pela própria natureza, aquelas que nascem beirando os passeios da casa... Suas flores, folhas, raízes e caules, nos dão tanto e nos ensinam tanto... Nem dava conta do seu valor!

É necessário nos fortalecer com a natureza a nosso favor e reduzir os medicamentos alopáticos. Prevenir ainda é o melhor remédio. Posso afirmar que em 2020, num ano atípico de isolamento social, pude fazer uma primeira e rápida capina consciente no meu quintal. Há 7 anos que a mesma equipe vem roçar o quintal (3 irmãos e 2 sobrinhos). Me deram um banho de conhecimentos. Trouxeram histórias incríveis que aprenderam com sua mãe. Remédios e comidas nunca faltou para eles. Folhas que se comem com feijão, na salada, nos sucos, remédios na forma de chás e de pastas. Tiveram uma mãe Sábia sempre por perto. Me senti privilegiada em tê-los por perto também. O cuidado que dedicaram ao meu espaço, permitiu que várias plantas permanecessem vivas. Com a chuva e pássaros revoando dia e noite, numa terra com alguma vegetação que aduba, tudo brota novamente. agora vejo e aprendo mais do Ciclo da Vida.

A cada Módulo do Curso vamos agregando os princípios ativos, seu uso em humanos e animais, seus efeitos (indicações e contraindicações) posologia e os Sistemas nos quais as plantas são normalmente utilizadas, identifico nomes científicos e comuns,, sua classificação e espécie. Sem a pretensão de fazer qualquer alusão ao seu uso, pois isso nos exige um longo conhecimento e estudo com responsabilidade e cuidado. Um beneficio para uns pode ser um mau para outros.

Cada erva, seu chá, infusão, emplasto, tintura, creme, pomada ou shampoo dependem do histórico e anamnese de cada cliente, associados ao poder da planta. Além, claro, do conhecimento profundo de quem as irá indicar.

Sugiro um cuidado com recomendações que vemos por ai nos serviços de vendas indiscriminadas via internet, evitando intoxicações ou agressões ao funcionamento dos seus órgãos vitais. Nosso Sistema Orgânico é complexo, funciona processando quimicamente alimentos e plantas.

Se pensarmos por exemplo, na máquina de um carro ou engrenagem de um equipamento qualquer, ao usamos um óleo e/ou graxa inadequados não vamos manter o seu funcionamento ideal, estaremos no caso, provocando danos irreparáveis ao equipamento. Assim é nosso organismo.

Uma planta tem seu lado positivo e seu lado de cuidado... E se não as usarmos adequadamente, seja na forma alimentar ou de medicamento, criamos uma nova doença. Todas devem ser utilizadas do ponto de vista da situação em que você, ou mesmo um cliente, se encontrar!!!

A Fitoterapia é um estudos que inclui a sabedoria dos ancestrais, de nativos, de pesquisadores e farmacêuticos conhecedores, como é o caso da Professora Osneri Jacobsen, trazendo em seus estudos informações com experiência e responsabilidade. Uma planta não é apenas um Ser que incomoda ou que enfeita é muito além disso, é um Ser que tem propriedades e princípios ativos que cuida de cada um de nós humanos . Um Ser com vida e inteligência. Precisamos conhecer mais para reduzir o distanciamento com a natureza. Resgatar nossa essência, resgatar a nós mesmos.

Hoje conheço um pouco mais sobre o que as plantas nos oferecem, além de sombras de suas folhas e seus frutos. Enquanto era apenas um lote, onde faria minha casa, chamei o local de meu Espaço Terra, hoje, morando nele, consegui manter parte do terreno com vegetações nativas.

Tenho um Espaço Terra Sagrado!

Um caminho novo.

Universo me surpreenda! O que mais e possível? Como posso ser mais contribuição pra mim, minha família, meus amigos, meus clientes, minha cidade e para o Planeta? Eu quero; Eu posso; Eu consigo; Eu sou Luz; Eu sou abundante e próspera; Tudo o que eu preciso vem a mim com rapidez, sem obstáculos e sem esforço! Eu sou Carmem Loize

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
linhas-ley.jpg

Entre em contato

Obrigado pelo envio!

bottom of page